mantenha sua mente aberta menr.png

  RECOMENDADO 

 PARA +16 ANOS  

SEJAMOS TODOS FEMINISTAS - Chimamanda Ngozi Adichie


Fonte: Reprodução - Link para vídeo final do post.

“...Você acorda, perfeita

Marca seu espaço, perfeita

Anda por aí, perfeita

Exibindo, perfeita

Este diamante, perfeito

O meu diamante, perfeito

Esta pedra, perfeita

Minha pedra, perfeita

Eu acordo assim

Eu acordo assim

Somos perfeitas

Garotas, contem a eles

Eu acordo assim

Eu acordo assim

Somos perfeitas...”


- Flawless – Beyoncé (feat. Chimamanda Ngozi Adichie)




DESNUDANDO O LIVRO: SEJAMOS TODOS FEMINISTAS - Chimamanda Ngozi Adichie




Alguns livros têm como principal objetivo instruir, outros se satisfazem em entreter, e Sejamos Todos Feministas, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, um livreto de bolso que nem tenta ser chamado de livro, é tudo isso junto, além de ser uma pequena semente lustrosa que florescerá até nos terrenos mais inférteis, a

semente da esperança.


Apresentado na conferência TEDxEuston de 2012, o discurso que tem milhões de visualizações no Youtube e incontáveis compartilhamentos na internet, foi adaptado para uma edição de bolso que cabe na palma da mão e embaixo do travesseiro, os lugares dos quais ele jamais deveria sair. São 60 mini páginas recheadas de conforto e aceitação que não procuram confrontar o machismo, nem explica-lo, mas sim mostrar o quão melhor todos nós viveríamos sem ele, tanto mulheres como homens. Sejamos todos Feministas é um texto universal que abrange não somente os reflexos do machismo na cultura africana vivenciados pela autora, mas também quão intrínseco ele é na sociedade como um todo, fazendo com que qualquer pessoa se identifique com ao menos uma das situações apresentadas no livreto.


Em um texto simples, franco e direto, Chimananda conta aos leitores como foi o processo do seu descobrimento como feminista e convida o público a fazer uma reflexão do porque a maioria das pessoas (que deveria ser feminista) não é. E quando falo em maioria, eu falo principalmente das mulheres que no momento representam 52% da população mundial.

A autora destaca a importância do feminismo, a relação “feminismo versus feminilidade” e ainda dá uma boa pincelada nos estereótipos negativos que são erroneamente atrelados ao movimento, enquanto narra algumas experiências pessoais suas e de suas amigas próximas, experiências que poderiam ter acontecido comigo ou qualquer outra mulher. É um discurso poderoso e verdadeiro.


Essa semente é tão forte que chegou aos ouvidos de uma das mulheres mais influentes do mundo, Beyonce. A cantora americana mixou, no seu álbum homônimo, partes do discurso ao vivo de Chimananda na faixa “***Flawless”. Título que traduz em português como impecável ou perfeita, uma analogia crítica às expectativas surreais que são impostas às mulheres para que sejamos minimamente reconhecidas em nossos valores, entre essas expectativas a famigerada e inalcançável perfeição. Um fardo diário que carregamos.


O feminismo continua sendo um tema cheio de tabus e um deles é o nome do movimento em si. Mas aos quatorze anos Chimamanda Ngozi Adichie, que cresceu num país extremamente conservador, quebrou o primeiro desses tabus quando abriu um dicionário e descobriu o que essa palavra significa: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos. Hoje em dia, a autora semeia para o mundo aquilo que foi plantado nela naquele tempo, a esperança que todos nós precisamos, que dias e pessoas melhores estão por vir, começando por nós.






VOLUME LIDO: SEJAMOS TODOS FEMINISTAS

AUTORA: CHIMANANDA NGOZI ADICHIE

1ª EDIÇÃO: 2012

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

TRADUÇÃO : DENISE BOTTMANN







#criticaliteraria #criticaspeladas #criticas #nudezmental #opinião #semcensura #semspoilers #literatura #livro #beyonce #flawless #feminista #girlpower #feminismoparatodos

#leréviajar #feminismo #sociologia #empoderamento #sejamostodosfeministas #chimananda #chimanandaadichie #companhiadasletras #classicoinstantaneo

#leiamais #leiamulheres


0 visualização
Botão Pagin Inical
Botao Críticas Peladas
Botão Crônicas Modernas
Botão Poesias Cruas
Botão Artes Nuas
Botão Biombo
Botão Vitrine

 ONDE AS PALAVRAS NÃO TÊM PUDOR. 

 O SEU PORTAL DE LITERATURA E ARTE! 

LOGOsocabeça.png