mantenha sua mente aberta menr.png

  RECOMENDADO 

 PARA +16 ANOS  

FEMINISMO EM COMUM - Marcia Tiburi.

Atualizado: 6 de Dez de 2018



Não se deixe levar pela capa, nem pelo título.




Que me desculpem os eleitores e fãs da Marcia Tiburi, mas sim, essa crítica será bem severa. A leitura de um livreto de bolso, com 126 páginas, nunca foi tão difícil de se concluir.


Gente, eu conheço a autora. Já assisti palestras e leituras da mesma. Ela inclusive foi apresentadora do programa Saia Justa, por um bom tempo, sabe? Ela é conhecida. Ela tem carisma e um appeal especial por ser uma mulher fora do padrão, e ser uma pessoa opinativa em geral. Mas como diabos ela consegue ser tão inacessível em sua escrita, está além do meu entendimento. Ela é super legal de se assistir, ler, no entanto, é uma tarefa muito sofrida, quase tão sofrida quanto a tarefa em si de ser mulher num mundo machista. #REAL


Eu sei que é difícil definir o feminismo, aliás, existem inúmeras definições, além do movimento em si estar sempre se ressignificando, e por se tratar de um movimento inclusivo, a tendência é que se formem cada vez mais vertentes, então temos que nos manter atentos às novas terminologias do feminismo que possam parecer didáticas à primeira vista, mas que normalmente vem carregadas das velhas padronizações de gênero e de silenciamento a que já estamos mal-acostumadas, né, cheias de estereótipos e extremamente maléficas ao movimento.


Beleza, antes a autora tivesse falado sobre as diversas facetas do feminismo e o que há em comum entre elas, mas não. A frase “o feminismo é...”, é repetida constantemente ao mesmo tempo que a própria autora fala que evita se apegar à etimologias e trazer conceitos mais amplos, no entanto ela mesma parece estar criando sua própria etimologia feminista.

Ela fica definindo, e redefinindo e adicionando mais definições para caracterizar o movimento, numa redundância tão grande que parece subestimar a capacidade de compreensão do leitor, o que é bastante contraditório tendo em vista sua escrita rebuscada e afetada, que desmente o subtítulo “para todas, todes e todos”, obviamente esse livro é para poucos, ou talvez seja para ninguém. Um desses livros-desabafo que os autores fazem para simplesmente deixar no mundo.


Um tema tão atual e com tantas abordagens inexploradas, mas a filósofa se restringe à velha dialética defasada de seus heróis pessoais, esquecendo-se do tempo em que vivemos. Carece de citações, de referências para contextualização, e não se estende muito, aliás, mal menciona fatos históricos relevantes, o que dificulta a identificação do leitor com o texto, e inviabiliza pós leituras ou leituras relacionadas. É um livro sem interatividade nenhuma, não adianta fazer uma capa linda e chamativa quando o texto é praticamente repelente.


O uso da palavra “todes” no subtítulo, indica uma inclinação a um público jovem e de linguagem moderna, porém a escrita da autora passa longe desses adjetivos. Outro erro gravíssimo nesse subtítulo é a impressão de que o livro está direcionado a um público multigênero, mas o texto é totalmente direcionado às mulheres a todo momento.

É um livro cansativo, difícil e excludente. Eu realmente não encontrei nada em comum, com o Feminismo Em Comum, o que é incomum, pois eu costumo gostar da maioria dos livros. Rs


Não foi o meu caso, mas pode ser que alguém se identifique e realmente crie algum laço com esse livro, há pontos que merecem menção elogiosa, como as partes que tratam da questão do Lugar de Fala, e da descoberta pessoal da identidade feminista de cada pessoa. Vale dar uma espiada, se tiver paciência...







VOLUME LIDO: FEMINISMO EM COMUM

AUTORA: MARCIA TIBURI

1ª EDIÇÃO: 2018 - EDITORA - ROSA DOS VENTOS


#criticaliteraria #criticaspeladas #criticas #nudezmental #opinião #semcensura #semspoilers #literatura #livro #ruim #chato #feminista #girlpower #feminismoparatodos

#leréviajar #feminista #sociologia #empoderamento #feminismoemcomum #marciatiburi #filosofia #rosadosventos #umaestrela

#leiamais #leiamulheres

22 visualizações

 ONDE AS PALAVRAS NÃO TÊM PUDOR. 

 O SEU PORTAL DE LITERATURA E ARTE! 

LOGOsocabeça.png
Botão Pagin Inical
Botao Críticas Peladas
Botão Crônicas Modernas
Botão Poesias Cruas
Botão Vitrine